Novidades LIV para 2020

Todos os anos, considerando as demandas apresentadas pelos educadores em relação aos materiais usados nas aulas, o programa LIV é aprimorado e novas iniciativas são incorporadas ao currículo socioemocional. Para 2020 não poderia ser diferente. As novidades que farão parte do programa no próximo ano letivo você confere aqui.

Currículo socioemocional atualizado para todas as turmas da Educação Básica

De acordo com Caio Lo Bianco, idealizador e gerente executivo do LIV, as propostas do LIV para a Educação Básica em 2020 estarão alinhadas com as competências indicadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que entra em vigor em todo o país no próximo ano. Partindo desse princípio, as propostas para turmas desde a educação infantil até o ensino médio levam em conta os parâmetros da nova legislação. Além disso, os professores e gestores já começaram a receber materiais mostrando como as atividades do LIV dialogam com a BNCC e como podem incluir o desenvolvimento socioemocional em suas aulas.

Nova minissérie exclusiva para os anos finais do Ensino Fundamental

Um dos diferenciais do LIV em relação a outros programas socioemocionais é a qualidade e variedade de seus materiais audiovisuais. As séries sempre foram um grande estímulo para a participação e interação dos alunos nas aulas de LIV e continuarão em destaque. Para a próxima jornada letiva, os alunos do 7º ano poderão conferir a minissérie “A Recuperação”, que conta a história de três adolescentes também do 7º ano que estão em uma turma de recuperação. O suspense de cada capítulo desperta reflexões sobre mundo virtual, liberdade, responsabilidade, rejeição e amizade.

Atualizações para o material do 6º e do 8º ano

Ainda nesse sentido, os alunos do 6º ano passarão a ter duas temporadas da minissérie “Supernova”, que serão exclusivas para essas turmas. Ao todo, serão dez capítulos sobre a aventura entre três amigos que descobrem o valor da amizade e da interação quando mais precisam. Já a série de ficção científica e suspense “Anexo 11”, outro sucesso do material, será disponibilizada no Portal LIV para o 8º ano.

Série repaginada para 9º ano

Lançada no ano letivo de 2018, a série “Blackout” foi repaginada este ano após uma escuta ativa com alunos e professores. Para o próximo ciclo letivo, serão apresentadas novas cenas que levam ainda mais dinâmica e ação para a narrativa de ficção científica que fez o espectador questionar a maneira como vem interagindo com a tecnologia e com a sociedade a sua volta.

Ensino Médio: grandes mudanças no caminho

Dialogar com adolescentes é sempre um desafio de grande porte. Buscando se adequar cada vez mais a essa faixa etária, o material do Ensino Médio vem passando por uma reestruturação e chegará às escolas em sua nova versão em 2020.

Os conteúdos passarão a ser permeados por perguntas centrais que têm como objetivo ajudar os estudantes a pensarem sobre si e sobre o mundo que o cerca.

O projeto continuará dividido em duas partes: Protagonismo e Escolhas. “No Ensino Médio, as decisões profissionais e pessoais são fundamentais. Com o LIV, mostramos aos estudantes que eles são responsáveis pela sua escolha”, afirma Caio Lo Bianco, gerente executivo do programa. “Muitas vezes os alunos convivem há anos e não se conhecem. Com as propostas dos materiais, têm o contato com o diferente e podem aprender muito com a troca”, completa.

Na 1ª série do Ensino Médio, a questão central do material será a pergunta “Quem eu estou?”. De acordo com Fernanda Lemos, para essas turmas o “LIV levou em conta a mentalidade de crescimento, conceito que diz ser possível gerar mudanças por meio do esforço e prática constante. Por isso, a pergunta não é quem eu ‘sou’, mas quem ‘estou’”. Em relação ao protagonismo, as propostas terão momentos mais dinâmicos e de debates. Haverá, por exemplo, uma atividade de apresentação que estimula a criatividade e a comunicação, e momentos nos quais os alunos poderão falar sobre temas como ‘quem eu estou comigo, na escola, na família e no mundo” e sobre seus sentimentos.

Para a 2ª série, o tema é “O que me move?”, com foco nas escolhas pessoais e profissionais. Esse assunto é ponto de partida para outras discussões e as atividades incluem a análise dos vídeos elaborados com a Youtuber Jout Jout. Já para a 3ª série, a questão que norteia as propostas é “Para onde vou?”, levando em conta o momento de despedida dos colegas e a ansiedade para o ano seguinte fora da escola.

Além disso, o material será totalmente novo e organizado em três tipos de aula, algumas com foco individual, outras em grupos ou com a comunidade. Para a 3ª série, o formato também possibilitará que as aulas de LIV aconteçam a cada 15 dias ou concentradas no primeiro semestre letivo, oferecendo mais liberdade para a escola adequar seu quadro de aulas.

Fonte imagem: Blog LIV