G Suite for Education

Olá, família!

O mundo mudou de um dia para o outro. Porém, o desafio de educar nossas crianças e jovens continua e estamos nos adaptando, juntos, para exercer essa responsabilidade de maneiras completamente diferentes das quais estávamos acostumados.

Na Circular 03/20, de 31/03/20, quando informamos a vocês a decisão de anteciparmos as férias de julho para o período de 06/04 a 05/05, mencionamos sobre nossa inclusão na comunidade de escolas que utilizam o G Suite for Education.

Agora, chegou o momento de falarmos mais detalhadamente sobre ele. Então, preparamos um conjunto de informações importantes para vocês.

O G Suite for Education é uma plataforma de educação em rede presente nas mais modernas escolas e universidades do mundo, levando novos conceitos para o aprendizado e desenvolvimento de crianças, jovens e adultos.

Trata-se da solução do Google para melhorar a comunicação e o aprendizado em sala de aula. Com ele, as novas tecnologias disponíveis e os serviços do Google são direcionados para as atividades didáticas e para o contato direto, em tempo integral, entre alunos e professores.

Ferramentas como o Google Classroom, Google Agenda, Google Drive, Google Docs, entre outros, são disponibilizados na nuvem para que as tarefas sejam executadas em grupo, de qualquer lugar e a qualquer hora, mantendo ainda os prazos e as orientações visíveis para todos.

Os alunos podem usar vídeos e áudios para conferência, transferir arquivos para consulta, acessar um vasto material de estudo e muito mais. Os professores contam com as facilidades do Google Sala de Aula (Google Classroom) para criar tarefas digitalmente, gerenciar trabalhos e provas, produzir aulas multimídia e acompanhar a produção dos alunos.

O Google Sala de Aula é uma ferramenta importante do G Suite for Education, que também inclui o Hangouts Meet, dentre outros. O Sala de Aula tem como objetivo possibilitar que professores e alunos se comuniquem facilmente, distribuam trabalhos e mantenham a organização escolar à distância, tornando o ensino em ambiente digital mais seguro, produtivo e significativo, simplificando os processos das atividades e melhorando a colaboração. Além disso, os professores podem enviar feedbacks e verem tudo em um único lugar.

A opção do Marillac pelo G SuitGoogle Sala de Aula se baseou nos recursos e facilidades que oferecem.

– Fácil configuração;

– Ambiente seguro e intuitivo;

– Agilidade e capacidade de poupar tempo dos alunos e professores;

– Tudo organizado em um único lugar;

– Comunicação e feedbacks eficientes e aprimorados;

– Funciona com Apps que a maioria de nós já está familiarizado;

– É acessível pela Web por qualquer navegador – Google Chrome, Firefox, Internet Explorer ou o Safari;

– Está disponível para dispositivos móveis Android e iOS, pelo App Google Sala de Aula.

Como ainda não sabemos quanto tempo durarão as determinações sobre o isolamento social, deixaremos tudo preparado para a possibilidade de retornarmos do período de férias com aulas à distância.

Para isso, em breve, enviaremos as informações/orientações para que os alunos realizem o primeiro acesso no G Suit / Marillac.

Imagem de capa: Montagem equipe Marillac (Logotipos Google e G Suite – acervo da internet)