Novo Ensino Médio

Durante os últimos anos, uma série de estudos, discussões e consultas públicas sobre o ensino médio brasileiro envolveram órgãos governamentais, educadores e sociedade civil com o propósito de apresentar à nação uma proposta de reforma do ciclo escolar. 

A Lei 13.415/2017 apresenta um plano de alterações que devem acontecer de forma gradual, com início obrigatório para todas as escolas em 2022. Portanto, as escolas públicas e privadas precisam se adaptar às regras da nova legislação. 

Um dos grandes objetivos é conseguir envolver mais os estudantes no processo de aprendizagem, a fim de aumentar a qualidade do ensino brasileiro. Assim, a ideia é tentar superar problemas como a evasão escolar, a falta de preparo para o mercado de trabalho e a estagnação do sistema. 

O impacto deve ser geral para os envolvidos, incluindo alunos, professores e instituições da educação básica. A compreensão e empenho de todos serão fatores essenciais para o sucesso do projeto e dos seus resultados. 

As mudanças começam com a elaboração de uma nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC, passando por disciplinas obrigatórias, itinerários formativos, carga horária, projeto de vida. 

Para ajudar no entendimento do formato de implantação gradual, detalhamos: Em 2022 o novo ensino médio será realidade para os alunos que atualmente estão no 9º Ano do ensino fundamental, em 2023 para os alunos que atualmente estão no 8º Ano, em 2024 para os alunos que atualmente estão no 7º Ano, e, assim, sucessivamente, não se aplicando aos alunos que estão cursando o ensino médio atualmente.

O novo ensino médio está prestes a ser realidade nas escolas brasileiras e durante os próximos meses, detalharemos para nossa comunidade escolar, como as mudanças nos afetarão e como estamos trabalhando, em parceria com a Plataforma de Ensino Eleva, para implementação do Novo Ensino Médio no Marillac.

Novo Ensino Médio – Conectar para transformar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: