Avaliação Diagnóstica

Apresentarmos a vocês a ferramenta que utilizaremos, em parceria com a Eleva Plataforma de Ensino, para aferirmos o processo de ensino-aprendizagem no Marillac: A avaliação diagnóstica.

O que é Avaliação Diagnóstica?

A avaliação diagnóstica é uma ferramenta de verificação de aprendizagem composta por duas etapas: a autoavaliação e a prova de conteúdo ou prova diagnóstica. Ambas foram elaboradas a partir dos objetivos de aprendizagem do nosso material didático, das habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos conteúdos mais importantes de cada disciplina, chamados de grandes temas. Juntas, elas fornecerão informações sobre o processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos por meio do cruzamento dos resultados em ambas as avaliações.

Qual o objetivo das duas ferramentas?

O plano de ação para retomada de conteúdo (recuperação ou reforço escolar) é importante para evitar prejuízos no processo de aprendizagem ao longo deste ano letivo. Sendo assim, utilizaremos o resultado dos dados obtidos na avaliação diagnóstica como base para a elaboração do plano de ação (de recuperação ou reforço escolar). Esses resultados estarão disponíveis também para os alunos no portal Eleva, no painel individual de resultado do aluno.

Quais são as datas de aplicação?

Confira os períodos de aplicação abaixo:

Autoavaliação 1: Disponível de 10/08 a 14/08 no Portal Eleva

Prova Diagnóstica 1: Disponível de 17/08 a 21/08 na Plataforma Studos

Taxonomia da Autoavaliação

A autoavaliação consiste em um formulário com perguntas fundamentadas nos grandes temas presentes em nosso material didático e nas competências e habilidades da BNCC, desenvolvendo no aluno o papel de protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem. Em uma escala de 0 a 10, o estudante avalia o quanto se sente capaz de resolver as questões sobre os grandes temas abordados. A autoavaliação, além de estimular o autoconhecimento dos alunos, foi desenvolvida com o objetivo de identificar suas dificuldades – que estão além da retenção de conteúdo e da percepção do professor em sala de aula – procurando, assim, detectar complicações socioemocionais que influenciam no aprendizado, especialmente durante a corrente pandemia.

Na medida do possível, organizaremos um calendário da autoavaliação para ser realizada durante o tempo de aula de cada disciplina, já que esse processo é novo para nossos alunos –  que pode levar a resultados que não condizem com a realidade de cada um; destacamos que a autoavaliação não possui caráter somativo (não vale nota) e orientaremos os professores que relembrem os alunos sobre esse detalhe importante e para que sejam sinceros em relação às suas respostas; caso os alunos não entendam o que está sendo pedido na autoavaliação, ao realizarmos durante o período de aula, o professor poderá orientá-lo com o auxílio do material didático.

E como faço para acessar?

É bem simples! Basta seguir o caminho: Portal Eleva > Menu do Aluno > Autoavaliação

Taxonomia da Prova Diagnóstica

A prova diagnóstica, assim como a autoavaliação, possui como ementa os conteúdos mais importantes de cada disciplina, abordados no primeiro semestre, considerando o material didático e as competências e habilidades da BNCC. O objetivo primordial da prova é detectar o quanto os alunos absorveram do conteúdo – em meio à situação atípica em que vivemos, principalmente em relação ao ensino a distância – possibilitando o uso das ferramentas pedagógicas disponibilizadas por nosso parceiro – Eleva Plataforma de Ensino –  para o desenvolvimento do plano de ação para retomada de conteúdo (recuperação ou reforço escolar) que será programado e proposto pelo colégio.

A prova diagnóstica não será utilizada de forma somativa (não vale nota), uma vez que o objetivo é diagnosticar a retenção e o aprendizado do aluno. Nas questões, os alunos encontrarão a opção “não sei”, que tem o intuito de fazer com que eles não sintam a necessidade de “chutar” ou “colar” na prova, o que interferiria no diagnóstico.

Quantidade de questões

6º Ano – 33 questões; 7º Ano – 35 questões; 8º Ano – 43 questões; 9º Ano – 53 questões; 1ª Série – 80 questões; 2ª Série – 80 questões e 3ª Série – 86 questões.

Como Acessar a Prova Diagnóstica?

Para começar, acesse www.portaleleva.com.br e informe seus dados de acesso. Coloque sua matrícula e senha. É necessário clicar em “não sou um robô” antes de clicar em Entrar.

Acessando a Prova Diagnóstica

Os dias em que as provas estarão disponíveis são:

Ensino Fundamental Anos Finais: 6º ao 9º Anos – 17/08 a 21/08

Ensino Médio: 1ª, 2ª e 3ª Séries – 17/08 a 21/08

As provas estarão disponíveis das 8h às 18h, entretanto, indicamos que sejam realizadas fora do horário de aulas, portanto, das 14h às 18h.

A participação de todos nossos alunos na autoavaliação e prova diagnóstica é fundamental para que os esforços direcionados no processo de ensino-aprendizagem até aqui sejam avaliados com o propósito de planejarmos a retomada (reforço e recuperação) de temas e assuntos importantes para cada turma, em cada componente curricular.

Nesse momento, é importante que a corresponsabilidade dos alunos no processo de aprendizagem seja demonstrada através de três fatores:

  1. Disponibilidade;
  2. Foco;
  3. Sinceridade.

Nesse mesmo sentido, contamos com a colaboração das famílias no intuito de apoiar os processos que realizaremos, em parceria com a Eleva Plataforma de Ensino, nas próximas duas semanas – 10 a 21/08.

Encaminhamos o Guia do Aluno – Avaliação Diagnóstica pelo ClassApp. NÃO DEIXEM DE CONSULTÁ-LO!

Importante: Acesse o Portal Eleva e o Plataforma Studos com antecedência. Com isso, qualquer problema que possa ocorrer com número de matrícula, login ou senha de acesso serão sanadas por nossa equipe em tempo hábil.

Não deixe para acessá-las apenas nos dias das atividades!

Calendário da Avaliação Diagnóstica do Marillac

De 10 a 14/08 – Autoavaliação – disponível no Portal Eleva.

De 17 a 21/08 – Prova de Conteúdo ou Prova Diagnóstica – disponível na Plataforma Studos.

Horário para realização: das 14h às 18h.

A participação de todos os alunos é indicada e será fundamental!

Colégio Marillac

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: